Principal Pauta: Conselho Municipal de Saúde de Taquaritinga discute aplicação de recursos e desafios da saúde pública

Compartilhe esta notícia:

Reunião Ordinária destaca prestação de contas, desafios financeiros e estratégias para a saúde municipal.

Na última quinta-feira, 17 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga realizou a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Educação. A reunião teve como principal pauta a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2023 e os desafios enfrentados pela saúde pública do município.

Simone Parlangeli, que presidiu a reunião, iniciou dando as boas-vindas e anunciou a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2023. Vanessa Paciello, agradeceu a presença de todos e destacou o horário estratégico da convocação para a apresentação das contas.

César Gomes, representante da Secretaria da Fazenda, apresentou os demonstrativos e balancetes referentes à aplicação dos recursos recebidos da União (SUS) e a contrapartida aplicada pelo município. Segundo os dados apresentados, o município de Taquaritinga aplicou 24,17% de recursos próprios, superando o percentual mínimo exigido de 15%.

Foram detalhados os gastos nos Programas de Atenção Básica, Assistência Hospitalar e Ambulatorial e Vigilância em Saúde, totalizando um investimento de R$ 40.372.309,33 até o terceiro quadrimestre de 2023.

Apesar do percentual aplicado, Simone Parlangeli ressaltou que isso não significa que o município tem uma saúde resolutiva. Ela contextualizou o cenário atual da saúde pública, destacando a dificuldade de equilibrar as crescentes demandas com os recursos finitos disponíveis.

Vanessa contribuiu com a discussão, enfatizando as dificuldades enfrentadas para atender todas as necessidades de saúde da população. Ela citou como exemplo a contratação de oito médicos do Programa Mais Médicos para suprir a falta de profissionais nas unidades de saúde.

Durante a reunião, foi levantada a questão de um recurso no valor de R$ 1.000.000,00 disponível para a Saúde, que pode estar paralisado. Simone se comprometeu a verificar a origem do recurso e o motivo de não ter sido liberado.

Celso Miranda Duarte trouxe à discussão questionamentos sobre o papel do Conselho Municipal de Saúde em meio às dificuldades financeiras do município. Vanessa e Simone esclareceram que o Conselho atua na saúde, um setor com uma dinâmica inegociável, que não pode descontinuar a assistência à saúde das pessoas, mesmo com recursos insuficientes.

Simone apresentou a Programação Anual de Saúde de 2024, destacando que as diretrizes são semelhantes às do ano anterior, visando reorganizar e fortalecer as linhas de cuidado. Foram discutidas estratégias para aumentar a coleta de Papanicolau e propostas de parceria com unidades escolares estaduais para alcançar resultados positivos.

A reunião foi encerrada por Celso, agradecendo a presença de todos e destacando que a prestação de contas foi realizada com atraso devido à substituição do software de gestão contábil e orçamentária.

A ata da reunião foi lavrada por Vanessa Paciello e posteriormente será assinada por todos os membros após aprovação.

Compartilhe esta notícia: